Os estudantes são da Escola Estadual Mato Grosso e foram convidados pelo Sebrae MT a conhecer a mostra O antigo solar do visconde do Rio Seco, que já foi sede do Detran carioca e hoje é um dos 3 prédios que abrigam o complexo do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), na praça Tiradentes, recebeu jovens visitantes que sequer imaginavam a história da edificação e muitos deles jamais tinham ido ao centro do Rio de Janeiro.
Alunos do Colégio Estadual Mato Grosso, localizado no pequeno bairro Vista Alegre, na zona Norte da cidade, foram convidados a fazer essa viagem imaginária no tempo e no espaço geográfico brasileiro, ao visitar a exposição Casa do Brasil Central, do “Cerrado ao Pantanal”, em cartaz no espaço até o próximo dia 29/10.
Alunos se encantam com o artesanato da região Centro-Oeste Rita Comini Na viagem de pouco mais de uma hora do bairro até o centro da cidade eles começaram a se envolver com o universo que estariam prestes a conhecer.
Integrantes do grupo de teatro mato-grossense Tibanaré transformaram o percurso num imersão às informações sobre Mato Grosso, o bioma Pantanal e a cultura local com suas inúmeras nuances, tudo de forma lúdica e muito divertida.
Ao chegarem se encantaram com o que viram e com a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre o Estado que dá nome à escola onde estudam.
Muitos disseram não saber quase nada sobre Mato Grosso e se mostraram interessados em viajar, no sentido literal da palavra, para conhecer a região Centro-Oeste.
É o caso de Giovana Amaparo, 18 anos, que cursa o 3° ano.
Ela disse que cresceu em ambiente de fazenda e se identificou com muitas coisas que viu.
“Nunca fui ao Centro-Oeste e tudo que vi me despertou uma curiosidade de ver Mato Grosso e o Pantanal de perto, especialmente por causa dos animais”, disse.
Ruan Beserra, também de 18 e no mesmo ano de Giovana, disse que nunca tinha ido ao CRAB e que achou o lugar espetacular e quer que os pais levem a irmã de 6 anos para conhecer o lugar também.
“Fui fantástico conhecer culturas diferentes e me deu uma vontade enorme de viajar por esses lugares todos”, revelou.
Alunos de escola carioca visitam exposição no CRAB Rita Comini A exposição “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal” reúne 6.
400 obras de mais de 150 artesãos do Centro-Oeste e é promovida pelo Sebrae de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.
Com curadoria de Renato Imbroisi, é uma das maiores e mais diversificadas mostras de artesanato brasileiro no CRAB.
Serviço: Exposição “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal” Período: Até 29 de outubro de 2022 Endereço: Praça Tiradentes, 69/71, Centro do Rio de Janeiro/ RJ.
Funcionamento: De terça-feira a sábado, das 10h às 17h.
Ingresso: Entrada gratuita Site: https://crab.
sebrae.
com.
br/
Publicada por: RBSYS
Copyright © 2025 Rádio Luz da vida. Todos os direitos Reservados.