loader

Hospital Infantil de Parada Angélica é reconhecido pelo atendimento especializado

  • Home    /
  •    Notícias    /
  • Hospital Infantil de Parada Angélica é reconhecido pelo atendimento especializado
Hospital Infantil de Parada Angélica é reconhecido pelo atendimento especializado

Serviços como Neuropediatria, Cardiopediatria, Dermatologia Pediátrica e Psiquiatria Infantil tornam a unidade uma referência no cuidado com as crianças.

A estrutura do hospital infantil já se tornou referência para a população de Duque de Caxias Divulgação Problemas de saúde dos filhos são um tormento para mães e pais, que se angustiam ainda mais quando os casos são complexos e exigem o atendimento por um especialista.

Por isso, os serviços prestados pelo Hospital Municipal Infantil Padre Guilherme, em Parada Angélica, no terceiro distrito de Duque de Caxias, têm garantido tranquilidade para as famílias da região.

Na unidade, são encontrados profissionais capacitados em Neuropediatria, Cardiopediatria, Dermatologia Pediátrica e Psiquiatria Infantil para resolver os casos mais difíceis.

Desde sua inauguração, em junho do ano passado, o hospital municipal vem aumentando o número de atendimentos.

Mas no último levantamento do mês de fevereiro o salto foi ainda maior.

A média diária ficou em torno de 150 atendimentos, o que significa o triplo da quantidade de crianças que chegavam à unidade nos últimos meses de 2022.

Um dos motivos para isso é a grande procura por parte de moradores de toda a Baixada Fluminense, muitas vezes encaminhados por médicos que vêm reconhecendo sua excelência.

No entanto, é grande também a demanda de pacientes que chegam diretamente à emergência de portas abertas, que funciona 24 horas por dia.

Entre esses moradores de cidades vizinhas que buscaram o atendimento do Padre Guilherme está Natacha Rodrigues Cavalcante, de 19 anos, que saiu de Magé com sua filha Maria Helena, de 10 meses, no colo, procurando socorro.

A menina tinha pneumonia e precisou ser internada.

"Ela foi muito bem atendida, mas estava debilitada e precisou da internação.

É muito bom contarmos agora com essa opção", conta Natacha.

As famílias da cidade se sentem mais seguras com tudo que o hospital pode proporcionar no atendimento às suas crianças Divulgação Para alívio da mãe, a unidade conta com 51 leitos de internação para quando o atendimento ambulatorial não for suficiente.

Mas a maioria dos casos são solucionados mesmo através das consultas.

Os médicos têm à disposição, além da sala de Raio-X, exames laboratoriais completos que facilitam o diagnóstico imediato, o que agiliza a liberação para casa.

Além da presença de médicos com especialização em áreas pediátricas, pouco comuns na rede pública, o hospital de Parada Angélica vem sendo reconhecido pelo atendimento eficiente e humanizado.

O diretor Maurísio Silveira ressalta a contribuição do espírito de equipe e do empenho dos profissionais da unidade.

“Na gestão do hospital, temos investido muito em treinamento e qualificação, o que tem trazido resultado no atendimento.

Promovemos ciclos de palestras, rounds (rodadas de discussões) quase diários e diversos eventos para promover o aperfeiçoamento e a troca de conhecimento.

Promovemos uma política de educação continuada para sermos, cada vez mais, uma referência no atendimento ao público infantil”, ressalta o diretor, que não abandonou o atendimento clínico na sua especialidade, que é a Neuropediatria As crianças contam com exames laboratoriais e de imagem para um diagnóstico assertivo Divulgação A estrutura de ponta da unidade também ajuda no bom resultado.

Para os casos mais graves, por exemplo, há disponível a Sala de Estabilização com recursos comparáveis ao de um tratamento intensivo.

O isolamento em enfermaria separada para pacientes com infecções respiratórias, que são uma forte demanda para o hospital, também contribui com a manutenção de um ambiente seguro e com a liberação de altas hospitalares mais rápidas.

A Sala de Hidratação é outro recurso valioso no auxílio ao restabelecimento eficiente das crianças em diversos casos.

“Mais do que uma numerosa demanda, o hospital está sendo útil para a solução de casos complexos que não conseguem ser devidamente diagnosticados ou tratados em outras unidades.

Apesar de ser raro, recebemos recentemente caso de insuficiência cardíaca de criança de 4 anos e que apresentava coração invertido.

Por isso, é tão importante termos serviços especializados”, conta a diretora técnica Luciana Almenara.

Ao mesmo tempo em que auxilia a rede pública de saúde, o Hospital Infantil consegue dar os cuidados necessários aos seus pacientes graças à atenção dispensada às crianças nas unidades básicas.

Vacinação, revisões gerais e a puericultura são realizadas nas proximidades pelo PSF de Parada Angélica.

Com uma rede cada vez mais completa, a Prefeitura de Duque de Caxias vem conseguindo prestar serviço de saúde de excelência para a população.


Publicada por: RBSYS

BAIXE NOSSO APP

Utilize nosso aplicativo para escutar Rádio Luz da vida direto de seu dispositivo movel.

img

Copyright © 2025 Rádio Luz da vida. Todos os direitos Reservados.