Exposição ocorre durante toda esta terça-feira, 01, na Unidade de Educação Especializada Yolanda Martins e Silva, no bairro do Marco, em Belém.
Mantos confeccionados por estudantes com deficiência intelectual são expostos ao público nesta terça-feira UEES Yolanda Martins Mantos confeccionados por estudantes na Unidade de Educação Especializada Yolanda Martins e Silva, no bairro do Marco, em Belém, podem ser vistos nesta terça-feira (01) em uma exposição montada na Unidade de Educação.
A mostra é a culminância do projeto “Círio de Fé”, desenvolvido durante o mês de outubro na instituição, que atende pessoas com deficiência intelectual.
A confecção dos mantos foi uma proposta da professora de artes, Maria do Socorro Lima, que auxiliou os estudantes de diversas idades.
Estudantes e responsáveis reunidos para a culminância do projeto "Círio de Fé" da Unidade Especializada Yolanda Martins, em Belém UEES Yolanda Martins “O trabalho começou com a proposta de abordar o Círio e fui entender o que eles queriam, se era a procissão, romeiros, e aí veio a questão do manto, então cada aluno construiu um manto com EVA, retalhos, renda, cola colorida, lantejoula, miçangas, flores, dentre outros adereços; e eles foram percebendo que foi ficando bonito e fui auxiliando nessa construção.
Foi um trabalho satisfatório, com bom aprendizado, e estamos expondo materiais belíssimos”, comenta a professora.
Alunos utilizaram diversos elementos na construção dos mantos UEES Yolanda Martins Para a exposição, os próprios estudantes arrumaram o espaço e como em uma exposição tradicional, não se pode tocar nas peças.
“Eles sabem o valor do trabalho que fizeram e que hoje podemos ver esse resultado muito positivo”.
Mantos foram produzidos durante as aulas de arte UEES Yolanda Martins Além da mostra, o projeto “Círio de Fé” ainda teve apresentação da Banda Revolução Nuclear, formada por estudantes da Unidade e com repertório especial para o período nazareno, incluindo canções do Arraial do Pavulagem.
O projeto ainda promoveu uma trilha sensorial fazendo relação com os diversos movimentos de caminhada dos municípios até Belém.
“Todas essas atividades demonstram o potencial da Pessoa com Deficiência Intelectual, que tem capacidade de criar, tem habilidades cognitivas, como a atenção e a noção de espaço, e que recebe estímulos e se dedica, se entusiasma.
Tudo isso, muitas vezes é ignorado pela sociedade e em algumas vezes até pela própria família, mas são extremamente importantes de serem trabalhadas e reconhecidas”, conclui a coordenadora pedagógica da Unidade Yolanda Martins, Terezinha Melo.
Atividade estimulou habilidades dos alunos com deficiência intelectual UEES Yolanda Martins Dentre as habilidades trabalhadas estão as cognitivas, como a atenção.
UEES Yolanda Martins Assista às principais notícias do Pará:
Publicada por: RBSYS
Copyright © 2025 Rádio Luz da vida. Todos os direitos Reservados.